JAV Multiplique seus Talentos

Neste Sábado 25/06/11 logo após a Celebração da Juventude, presidida pelo Irmão Antônio, foi realizado mais um Encontro do JAV com o Tema: Multiplique seus Talentos. Uma noite muito divertida e musical coordenada pelo Pilar de Artes e Música. 
Após a oração inicial, recebemos a presença do nosso querido Sandro Ubiratan, o "Bira" que nos mostrou a importância da Multiplicação dos Talentos.
Após a oração final, ficou o aviso que no sábado que vem 02/07/11 às 19h30 teremos a Celebração da Juventude na Paróquia São Pedro e São Paulo. Todos estão convidados... não faltem...!!! Ensaios e organização a partir das 14h00 na Paróquia...!!!






Corpus Christi 2011


Neste dia 23/06/11, dia de Corpus Christi a Comunidade Nossa Senhora do Rosário e o Grupo de Jovens JAV, juntamente com todas as demais comunidades das Paróquias Nossa Senhora de Fátima e São Pedro e São Paulo, se reuniram para a solenidade da Missa de Corpus Christi. O JAV ficou responsável pela acolhida na Santa Missa, onde com muita alegria recepcionaram nossos queridos irmãos em Jesus Cristo de todas as comunidades de Telêmaco Borba.

 

O JAV também esteve presente na confecção do Tapete de Corpus Christi, para a Celebração solene da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Vamos entender um pouco mais sobre Corpus Christi.

1. A Eucaristia nos enche de enlevo. É o sacramento mais suave para a devoção, o mais belo para a inteligência, o mais santo pelo que encerra. É maior dos milagres, mistério inefável da fé, tesouro que a Igreja recebe de seu Esposo como penhor de amor imenso. É força para dominar as paixões e prevenir faltas graves; alimenta as virtudes, consola os aflitos, fortifica os fracos, educa os costumes, ensina a humildade e simplicidade. É vida da alma, saúde do espírito, vigor da vida, força da concórdia, “coração e centro da liturgia”- (Paulo VI).



2. Cada um de nós na Eucaristia é amado ao extremo, com um amor-entrega, amor ao exagero, amor sem medidas, amor imolado, que nos faz sensíveis aos sofrimentos, misérias e injustiças, nos faz misericordiosos.




3. Jesus eucarístico é o maior bem da Igreja, a melhor catequese, a saciedade das fomes do mundo inteiro. Ele que nos assimila. Somos uma só coisa com Ele, um só espírito (ICor 6,17). A todos os que comungam Jesus diz: sois ossos de meus ossos, carne de minha carne (Gn 2,23). Assim a carne do irmão não é nossa, é do Senhor. O outro é seu tabernáculo. Jesus poderia transformar pedras em pão, preferiu transformar o pão em seu corpo e Pedro em rocha. A Eucaristia prenuncia muitas transformações: a morte em ressurreição; o pão e o vinho no corpo e sangue do Senhor; a criação em novo céu e nova terra e enfim nossa transformação pessoal.



4. Na Eucaristia encontramos Jesus vivo, amigo, confidente, pois os amigos se freqüentam, dedicam tempo um ao outro. O sacrário é um pólo de atração e de irradiação pastoral. O Senhor ali está em ação, pois a Eucaristia é um sacramento dinâmico. É um mistério de presença onde Jesus nos espera e nos procura. Ele está presente mas nós muitas vezes estamos distantes. “Se quereis receber poucas graças fazer poucas visitas a Jesus sacramentado, se ao contrário, quereis muitas graças fazei muitas visitas nos dizia Dom Bosco.



5.Sem Eucaristia sofremos fome e solidão. Quanto mais eucarísticos, melhores seremos, mais humanos e mais cristificados. Nada mais suave, nem mais eficaz que a Eucaristia para nos conduzir à santidade (João Paulo II). Aquele que céu não pode conter, é nosso inquilino, nosso vizinho, nosso prisioneiro no sacrário, e a mais bela catedral é o coração humano. A procissão de Corpus Christi recorda o êxodo, a saída para a terra prometida, a marcha da liberdade, a peregrinação em direção ao próximo, a caminhada para a missão, a viagem definitiva para a Casa do Pai. A Igreja é o “caminho” (Atos 9,2). O Sacramento do altar nos faz Igreja pé na estrada, Igreja que vai ao povo. Jesus é o companheiro de nossas estradas.



6. A Eucaristia é tesouro espiritual da Igreja, plena manifestação do amor, vida da Igreja, mistério de luz, fonte inesgotável de santidade, mistério de misericórdia e do amor sem limites, remédio de imortalidade, um pedaço do céu na terra, um raio de glória. Nela se dá a transformação do mundo, porque é o sacramento supremo da paz e da unidade, é um tesouro demasiado grande e precioso. Isso gera um grande enlevo. Sua celebração não permite reduções nem instrumentalizações. É estimulo na peregrinação e na dedicação diária ao trabalho, à família, aos irmãos. A adoração e visita ao Santíssimo Sacramento deve ser estimulada. 




É bom demorar-se com o Senhor, dedicar tempo ao Amigo, inclinar-se sobre seu peito, deixar-se tocar pelo amor infinito do seu coração. Adoração é atitude de amor. É a primeira das devoções, a mais agradável a Deus e a mais útil para nós dizia o Papa João Paulo II.


 

VAMOS ADORAR O SANTÍSSIMO JUNTO COM NOSSA SANTIDADE O PAPA BENTO XVI



O JAV preparando o material para o Tapete de Corpus Christi





Dom Sérgio e JAV

Neste dia 19 de junho de 2011, aconteceu o XX Cenáculo Diocesano, no Ginásio de Esportes do Colégio Marista Pio XII em Ponta Grossa. O Tema foi:  Como o Pai me enviou, também eu vos envio... Recebei o Espírito Santo... (Jo 20, 21-22), e contou com a presença da Maria Helena - RCC Argentina e do nosso querido Dom Sérgio.

O JAV esteve representado pelos nossos queridos Renan Lenon e Lara, que tiveram a oportunidade de abraçar o nosso Bom Pastor. Obrigado Lenon e Lara por levar o abraço do JAV ao nosso Bispo Diocesano Dom Sérgio.


Novenário à Padroeira 19/06/11

Neste domingo 19/06/11 o JAV esteve presente na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para a organzização da Celebração do Novenário à Padroeira da cidade. A Alegria do JAV contagiante foi percebida desde sua saída de nossa comunidade, onde tivemos o Ônibus para conduzir todos até às Cem Casas. Parabéns JAV e a Comunidade Nossa Senhora do Rosário por mais este trabalho, e pela alegria e amor ao nosso Senhor Jesus Cristo e nossa Mãezinha do Céu...!!!





JAV - QUE SEJA UM - 18-06-11

Neste sábado 18/06/11 após a Celebração da Juventude presidida pelo Diácono Metódio, organizada pelo Pilar de Planejamento, o JAV se reuniu para o seu encontro com o Tema: QUE SEJA UM.
O ambiente estava preparado nas cores tradicionais do JAV (azul em branco) com uma linda imagem de Nossa Senhora do Rosário na entrada. O tema que dava continuidade ao último Quero Mais mostrou que o JAV é uma soma e uma Multiplicação, e a importância da amizade dentro do grupo. Esta amizade verdadeira que sempre fortalece o JAV... A Silvia e Tati que são exemplos de amizade e amor dentro do grupo, falaram sobre a importância da unidade do JAV em Jesus Cristo.
Ao final foi realizado o grande abraço do JAV, onde todos puderam mostrar este imenso amor que temos um pelos outros...!!! 
Neste dia também foi escolhido com muito amor e carinho a nova camiseta do JAV... Obrigado Renan Lenon pela sua criatividade...!!! 
Este sábado ficará gravado em nossas lembranças... e não podemos deixar de falar da delícia de pipoca com chocolate quente e chá para Silvia... que não toma leite... rssss.


5º QUERO MAIS DO JAV

Nesta quinta-feira após a Novena o JAV realizou o 5º QUERO MAIS DO JAV, com o tema Desafio Bíblico. A noite foi organizada pelo Pilar de Integração que através de perguntas bíblicas realizou uma dinâmica onde duas equipes, vermelha e amarela perdiam ou ganhavam integrantes para suas equipes. Foi muito divertido e animado. Parabéns JAV pela criatividade...!!! No sábado tem mais... Lembre-se a Celebração da Juventude será às 19h00...!!! Convide seus amigos para participarem do JAV...!!!  

Procissão 15/06/11

Nesta quarta o Grupo de Jovens JAV participou da Procissão Luminosa que levou o Andor com o Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A Procissão iniciou em nossa Comunidade e encerrou na Paróquia São Pedro e São Paulo com a belíssima novena. Obrigado a todos da Comunidade Nossa Senhora do Rosário que participaram e ao Grupo de Jovens JAV que mais uma vez se fez presente...!!!

Celebração e JAV 11/06/11

A noite deste sábado 11/06/11 foi marcada pela Celebração da Juventude. O irmão Antonio e os Jovens do JAV fizeram uma linda Celebração em preparação à Santa Missa de amanhã da Solenidade de Pentecostes.

Um pouco mais sobre Pentecostes:

Esta palavra está ligada ao número cinquenta. São cinquenta dias transcorridos após o domingo da Ressurreição, domingo da Páscoa, quando Cristo, após morrer na cruz e ser sepultado, apareceu vivo para os seus discípulos. Foi um acontecimento inédito e misterioso para todos eles.

Pentecostes é um fato antigo e novo ao mesmo tempo. Ele é marcado por realidades que envolvem situações de mistério. A vinda do Espírito Santo transforma a vida das pessoas e atinge a maneira de ser das comunidades cristãs. Desperta atitudes de compromisso e testemunho na convivência social.
É festa da unidade porque faz superar divisões de raça e línguas no meio da diversidade dos dons. Faz as pessoas se colocarem a serviço umas das outras e edificar a comunidade. Com isto elas superam e ultrapassam seus limites simplesmente humanos.



Após a Celebração, o JAV realizou seu encontro tradicional de sábado. Um momento muito especial, onde o Pilar de Intercessão preparou uma noite muito agradável, onde os jovens ao chegarem encontraram um ambiente acolhedor com tapetes para que todos, sentados ou deitados, pudessem ouvir um pouco sobre o Espírito Santo. Nossa querida Dona Shirley falou-nos um pouco sobre Pentecostes, e mostrou-nos através da dinâmica das bexigas que devemos estar sempre cheios do Espírito Santo, mesmo na fase da juventude, que muitas vezes, encontramos dificuldade para entender a importância deste Dom...!!


Outro momento especial foi a animação da Banda Ramagem que esquentou o ambiente com o Passa Fogo e outros cânticos animados, que fizeram o frio da noite deste sábado ser esquecido...!!!



Ao final todos de mãos dadas realizaram uma linda oração muito especial para nossa Querida e Amada Dona Nenê, a Mãezona do JAV...!!! Nós te amamos Dona Nenê...!!!


Também foi dado o aviso que o JAV através do Pilar Social e Humano iniciou a Campanha: Aqueça seu coração... Doe um agasalho... tragam suas doações na quinta e no sábado...!! JAV, vamos ajudar a aquecer nossos irmãos menos favorecidos.




Por, fim, deixamos o convite:


Participe da Missa de Solenidade de Pentecostes.

  
Você e sua família são convidados especiais a participar da Missa da solenidade de Pentecostes, na Comunidade Nossa Senhora do Rosário. De uma maneira muito especial na missa das 08H30, vamos pedir a vinda do Espírito Santo sobre Nós. Não deixem de participar.

Pizzada e Pilar Recreação

O Sábado 11/06/11 começou a todo o vapor, mesmo com o friozinho, o pessoal da Equipe Base e Equipe de Apoio preparou a Pizzada com o objetivo de fechar  as despesas do TLC. Com muita alegria e disposição cada Pizza recebe mais do que os ingredientes básicos como queijo, tomate... elas recebem muito carinho e amor, pois cada um que adquiriu uma Pizza colaborou com o resultado do Treinamento de Liderança Cristã. Obrigado a cada um que comprou sua Pizza e aos que ajudaram na preparação... Bom Apetite..!!!


 Com o mesmo entusiasmo, o Pilar de Recreação também já iniciou os preparativos para a Festa Junina do JAV. O Pilar se reuniu neste sábado para iniciar o planejamento da festa que será inesquecível para todos... aguardem...!!!

Isto mostra o quanto o JAV está unido e atuante nos trabalhos de nossa Igreja Católica...!!! JAV - SEMPRE MAIS ALTO...!!!

4º QUERO MAIS DO JAV

No 4º Quero Mais do JAV (09/06/11) o tema foi Organização, com a apresentação formal dos Coordenadores dos Pilares e o que cada Pilar pretende realizar nos próximos meses. Este Quero Mais foi muito especial, pois recebemos a visita surpresa do pessoal do Grupo Luz e Vida da Cem Casas, o Grupo Jeruel da Vila Esperança e o Grupo Jemn da Área II. Foi muito legal e ficamos muito felizes pela visita... o Megafone ficará guardado em nossas lembranças... em breve estaremos por lá... aguardem...!!! O Grupo de Jovens JAV realizou uma benção especial para nossos irmãos visitantes...!!! Nesta mesma noite o pessoal do JAV se reuniu com seus coordenadores para um bate-papo sobre os Pilares e suas atividades. Outro assunto que entra em nosso Plano de Ação são os preparativos para a Celebração de Pentecostes... fiquem atentos...!!! A noite não poderia acabar sem o nosso tradicional ping-pong com jogadas inesquecíveis... Obrigado a todos que participaram...!!! Lembrem-se, neste sábado teremos a Celebração da Juventude... convidem seus amigos e pais para uma linda Celebração... e logo após no JAV teremos a Escolha da Camiseta, e muito mais... não faltem...!!!

Fotos: Luiz Eduardo Assai

Fotos: Luiz Eduardo Assai

Plano de Ação

Neste dia 05/06/11 (domingo), logo após a Celebração o Pilar de Planejamento realizou sua primeira reunião para alinhamento do Calendário e Plano de Ação do JAV, com base nas datas do Calendário Paroquial e da Comunidade. 


O Pilar de Planejamento, que é composto pelos Coordenadores dos demais Pilares, Equipe Base e Equipe de Apoio, definiu as datas das atividades, bem como Pilares responsáveis pelas ações dos meses de junho e julho. 

Veja abaixo as datas e não percam nenhuma atividade do JAV...!!! 



Celebração e Divisão dos Pilares

Neste sábado dia quatro de junho, a Juventude do JAV e a Comunidade Nossa Senhora do Rosário se reuniram para mais uma linda Celebração presidida pelo nosso querido Bosco. Como é lindo ver nossa juventude comprometida com o Projeto de Amor de Jesus. Obrigado a todos que estiveram presentes nesta noite tão agradável. Pedimos a Deus que possamos continuar sempre juntos nesta caminhada.




Logo após a Celebração o Grupo de Jovens JAV se reuniram para a Escolha da Coordenação e Integrantes dos 7 Pilares do JAV.







Vejam como ficaram definidas as Coordenações dos 7 Pilares:


Coordenação do Pilar de Integração:       Kethlen
Coordenação do Pilar de Planejamento:   Alan
Coordenação do Pilar de Treinamento:    Luiz Eduardo
Coordenação do Pilar de Recreação:       Kamilla
Coordenação do Pilar de Artes e Música: Priscila
Coordenação do Pilar Social e Humano:  Sheila
Coordenação do Pilar de Intercessão:     Renan




Os Pilares deverão eleger a vice-coordenação para apoiar os trabalhos. Em breve estaremos divulgando estes nomes.


Além dos 7 Pilares, o JAV também conta com mais duas equipes:


Equipe Base: Alan, Thamires, Edemilson, Karla, Mariana, Marquinhos, Valdir, Eleandro, Jeniffer (Secretária), Ezequiel, Wagner, Cynthia.

Equipe de Apoio: Ana, Cesinha, Vadeci, Lucimara, Gerson, Andreia, Tatinha, Wilsinho, Claudio, Silvia, Geraldo, Alessandra, Rafael, Judimara, Paulinho, Edi, Bira, Andrea, Arlen, Tina, Fabiane, Julio, Dina, Ilaine, Valdir Marcelino, Genival, Delza.

Lembramos que todos da Equipe Base e todos da Coordenação de Pilares integram o Pilar de Planejamento do JAV, que contará com a Equipe de Apoio.

Neste Domingo, o Pilar de Planejamento estará reunido para Elaboração do Cronograma de Atividades do JAV para os próximos meses e Apresentação dos Projetos dos demais Pilares.


Conheçam os Pilares do JAV: CLIQUE AQUI

3º QUERO MAIS DO JAV

Nesta quinta-feira 02/06/11 após a novena o JAV realizou o 3º QUERO MAIS com o tema "TEMPO". Também foram realizadas as dinâmicas "PARA QUEM VOCÊ TIRA O CHAPÉU" enfatizando temas como, MSN, TWITTER e JESUS CRISTO e "CAIXA ESPELHO" onde os Jovens olhavam a própria imagem e falavam uma qualidade e um defeito...!!! Parabéns JAV por mais um Quero Mais...!!! 








Sábado agora 04/06/11 teremos a Celebração da Juventude e logo em seguida o JAV, onde será apresentado os Modelos de Camisetas e também será o dia de escolhermos o nosso Pilar...!!! Não faltem...!!!

Outra novidade é que agora no Blog temos o Mural de Recados do JAV... 

Esperamos você teclar... Clique em Enviar Mensagem e deixe seu recado...!!!