História


HISTÓRIA DO J.A.V.

Pessoal... convidamos a Ana Luiza Calzetta Marcondes... uma das fundadoras do JAV, para contar um pouco da história do nosso querido Grupo de Jovens JAV - Juventude, Amor e Vida... e assim ficou...




Ana, poderia nos contar um pouco da história do J.A.V.?

Bem, vou contar como tudo começou...

Lembro como se fosse hoje, e essas lembranças enche meu olhos de lágrimas e meu coração de esperança...

Éramos muito mais que amigos, eramos jovens que cresceram juntos na Vila Osório... 

O JAV  nasceu do amor que havia entre esses jovens, nós estávamos sempre juntos. As nossas reuniões eram nas casas da Vila Osório, uma dia na casa do Seu João  e da Dona Arcina, outro dia na casa da Délcia e da Dona Augusta, outro dia na casa da Ana, outro dia na casa da Anézia, outro dia na casa da Célia do Seu Vilar e assim íamos de casa em casa...

No início nos reuníamos para cantar, dançar, conversar até de madrugada, não eram somente os jovens, os pais, tios, avós estavam sempre junto conosco. Até que veio para nossa cidade os Padre redentoristas para fazer as santas missões  redentorista em 1977, assim as nossas reuniões começaram a ganhar um outro sentido, não tínhamos ainda uma Comunidade, uma Capela , nós participávamos das missas na Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima, éramos legionárias na Comunidade do Socomim, a catequese era dada nas casas da Vila Osório, mas éramos muito felizes, as ruas da Vila se enchiam de alegria quando nos juntávamos ao som do violão do Jorginho. 

Lembro que um dos redentoristas era o Padre Alvaro, na época ainda seminarista, eles começaram a mostrar a importância da juventude na Igreja, e assim nossas reuniões passaram a ser de um grupo de jovens que tinha sede de Jesus. 

O número de jovens começou a crescer, fomos então para as salas do Grupinho, era assim que chamávamos a Escola Municipal Dom Pedro I da Vila Osório, o Grupinho era nosso ponto de encontro. 

A Délcia e o Jorginho começaram a liderar o grupo, Seu João com sua simplicidade e seu violão cativava a todos os jovens, e um jovem chamava o outro e os encontros começaram a crescer, vinham jovens de todos os lados da cidade, ainda não tínhamos o nome do grupo, era preciso nos organizarmos.

Fizemos então a eleição para Presidente do Grupo, o vencedor foi o Jorge da Cruz, era mais conhecido como Jorginho, começamos a fazer ata de nossas reuniões, convidar pessoas para vir palestrar temas  sobre formação da juventude, um  grande orientador foi o João Bosco da Cruz que naquela época ainda jovem já liderava em nome de Jesus e por amor a Maria. 

Mas era preciso escolher um nome para o grupo, então fizemos um concurso e o nome vencedor foi JAV - Juventude, Amor e Vida - Paz e Esperança, o autor do nome era o Jorge da Cruz. Também fizemos nossa primeira camiseta, nas cores branca e com desenho e nome do grupo em azul, o desenho da camiseta era uma pomba com um ramo de oliveira no bico dentro de um círculo que representava o mundo, em cima do círculo tinha o nome JAV - Juventude, Amor e Vida, embaixo do circulo o nosso lema - Paz e Esperança. 

Nossa participação como grupo numa celebração litúrgica aconteceu na Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Bairro do Socomim, foi uma alegria quando recebemos o convite, ficamos alguns meses nos preparando, ensaiando os cânticos, para que tudo saísse muito lindo, lembro bem que o canto de ação de graças era Obrigado Senhor... por que és meu amigo, porque sempre comigo tú estás a falar, no perfume das flores, na harmonia das cores e no mar que murmura o seu nome a cantar....foi um dia memorável para o JAV. 

Começamos então a ser chamados para as cidades vizinhas, nosso primeiro retiro foi em Natingui, fomos num ônibus lotado, passamos  o dia em cânticos, oração, palestras e um almoço que estava muito bom!!! 

O próximo retiro foi na cidade de Tibagi, o encontro foi no então Clube Tibagiano, foi um domingo de muitas bênçãos para os jovens destas duas cidades. 

Nosso primeiro passeio como JAV foi para Vila Velha, foi muito bom, muito divertido, uma grande festa. 

Assim todos os sábados nos reuníamos no Grupinho e muitas vezes depois da reunião terminávamos a noite dançando e cantando na casa de algum morador da Vila Osório. 

Em 1980 ganhamos nossa Comunidade, Nossa Senhora do Rosário, as reuniões então passaram a se realizar dentro da Capela, as reunião passaram a ser nas quintas-feiras, e o grupo continuava a crescer em quantidade e qualidade, novos líderes surgiram, mas os alicerces estavam sempre por perto.

Não éramos mais o grupinho de Jovens da Vila Osório, eramos o JAV da Comunidade Nossa Senhora do Rosário, força jovem que até hoje alegra a todos com o azul e branco de suas cores.

  Ana, quais foram os coordenadores que conduziram o JAV nestes quase 34 anos...

Não sei se vou lembrar de todos...

Jorge da Cruz
Délcia Maria Carneiro
Irmão do Seuzocir (vou confirmar o nome)
Donizete Vieira da Silva
João Chaveiro
Marcos Maurício (Xixo)
Valdeci Simões
Sandro Ubiratan
Edinei
Tatiane dos Santos (Tatinha)
Silvia Cristina de Lima
Djeniffer Prado
Alan Ferreira
Karla Silva
Rian
Alan e Wagner
Wagner e Renan Lenon 
Priscila Machado e Jussara Machado. (Atual)


Em breve mais história do JAV...!!!